Fundado em 1970, o Hospital Dr. Lourival Batista, tinha no início de sua existência uma estrutura simples, composta de algumas enfermarias voltadas ao atendimento de pacientes com doenças contagiosas do Hospital Santa Isabel.
Após um período em estado de semi-abandono, o Hospital foi cedido a PMSE pelo Exmo. Sr. Governador do Estado Paulo Barreto de Menezes, agregando então a Enfermaria da Corporação em 10/02/1972. Sob a gestão do então 2º Ten. QOSPM Dr. Sálvio Paiva Mendonça começou a sua ampliação e modernização, processo gradual que contou com:
Todas essas ampliações, bem como as inúmeras reformas realizadas, foram efetivadas com recursos próprios, oriundos do pagamento de convênios, sem a utilização de recursos do Tesouro Estado, demonstrando assim o espírito empreendedor e o compromisso com o erário público.
Na data de 17/08/1992, aconteceu o retorno da direção do hospital à administração militar. A partir daí, o HPM foi reestruturado e voltou a ser uma unidade de saúde exemplo de organização e de atendimento ao público.
Hoje o Hospital da Polícia Militar alia o atendimento hospitalar com o ambulatorial, este em uma moderna Policlínica, onde são realizadas consultas com hora marcada em diversas especialidades. È um hospital de pequeno porte que atende vários convênios e conta com 72 leitos, sendo 18 cirúrgico e 54 clínicos, distribuídos em UTI, suítes, apartamentos, enfermarias e pediatrias.